Vantagens da energia solar fotovoltaica

Hoje em todo o mundo a utilização da energia solar para a produção de eletricidade é uma constante no debate das novas possibilidades de matriz energética global. Em função de ser considerada uma forma ambientalmente limpa de geração de energia por não emitir poluentes na atmosfera.

A geração de eletricidade a partir do calor do sol ocorre em residências e empresas através da utilização de placas distintas, mas a tendência é que esse tipo de energia seja mais aproveitado em usinas solares. Estas se dividem em dois tipos: as fotovoltaicas, que utilizam placas que transformam a energia do sol em elétrica diretamente, e as térmicas, que utilizam o calor do sol para aquecer a água que se transforma em vapor, em um procedimento semelhante ao das termoelétricas.

Sistemas Fotovoltaico e seu potencial ilimitado

A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil com a utilização de equipamentos, quer para a produção de eletricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

Vantagens na utilização da energia solar fotovoltaica

A maioria das vantagens da energia solar está relacionada com os seus benefícios ambientais. Dentre os principais pontos, podemos destacar:

É renovável: a energia advinda do sol pode ser considerada inesgotável. As tecnologias atuais, inclusive, permitem o armazenamento de calor durante certo tempo, de forma que, quando não há sol, a produção de eletricidade não é prejudicada.

É gratuita. A energia advinda do sol não possui custos, haja vista que é um recurso oferecido pela natureza. A correta localização das usinas solares permite o máximo aproveitamento.

Ocupa pouco espaço. Ao contrário, por exemplo, das hidrelétricas, a produção de energia solar não demanda a ocupação de grandes áreas, com processos de desocupação de regiões naturais.

Não emite poluentes. Ao contrário de outras fontes produtoras de energia, como as termoelétricas, A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes atualmente.

Manutenção mínima. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes e seu custo vem ficando mais baixo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

Viabilidade. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Acessível em lugares remotos. Por não demandar grandes investimentos em linhas de transmissão, as usinas solares ou placas fotovoltaicas conseguem beneficiar aquelas comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Incentivos Governamentais

O governo tem incentivado muito o uso dessas fontes de energia, seja por meio de subsídios à indústria que produz os equipamentos para sua geração, seja por meio da regulamentação de seu uso. Essa regulamentação (Resolução nº 482, de 2012) foi elaborada recentemente pela Aneel, agência que controla e regula o sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil, e prevê a concessão de créditos de energia para microgeradores (geração de pequeno porte disponível na rede de distribuição). Com a sua conta de energia elétrica é possível fazer uma análise de necessidade de quantidade de placas e assim simular um financiamento de aquisição através das linhas de financiamento disponíveis no mercado.

Clique aqui e confira Como funciona a energia solar fotovoltaica?

 

Solicite um Orçamento