Sistema de energia solar para casas vale pena?

Sistema energia solar para casas, vale a pena? “Sim, vale muito”. Esta foi a reposta de três moradores do Rio de Janeiro que utilizam energia solar em suas residências. Eles foram entrevistados pela repórter Ana Carolina Nunes da revista ISTO É que produziu uma reportagem sobre energia solar, sob o título: “Energia solar vale a pena?”. A matéria pode ser conferida na edição on line da revista do dia 21/01/2016, mas vamos mostrar um pouco dos resultados aqui. A jornalista acompanhou a vida das famílias durante quatro meses.

Conta de luz mais barata

A repórter conferiu o que mudou na vida destas três famílias que passaram a utilizar a energia solar fotovoltaica e o resultado foi positivo! Uma delas foi a arquiteta Isabelle de Loys que registrou a economia na conta e a valorização do imóvel dela. “Minha casa até virou referência em sustentabilidade aqui no condomínio e ainda valorizou uns 20%”, contou Isabelle à revista ISTO É. No projeto que a arquiteta fez para sua própria residência, onde também funciona seu escritório, ela ainda optou por expor as placas de energia solar (fotovoltaicas) na fachada da casa.

Outro que falou à revista da satisfação em produzir sua própria energia limpa e gratuita foi Hans Rauschmayer. “Está melhor do que eu imaginava”, conta ele, ressaltando que reduziu em 58% o valor da conta de luz.  O empresário André Nunes também comemora a utilização da energia solar. Ele tem uma casa de 650 m² onde vivem seis pessoas e contou à repórter: “O sistema é eficiente e confiável e em nada altera a nossa rotina.”, disse.

A radiação solar é de graça!

A WAV Soluções em Energia é especializada em energia solar fotovoltaica. Com experiência em desenvolvimento e execução dos projetos de energia solar, garante que a economia pode chegar a praticamente 100% na conta de luz; afinal a radiação solar está aí disponível e de graça!

Como funciona a energia solar

Os raios são captados pelos painéis ou placas fotovoltaicas, mais conhecidas como placas solares. A radiação captada é transformada em energia elétrica, por meio das células fotovoltaicas feitas de silício. O sistema pode funcionar de forma isolada ou conectado à rede elétrica convencional da concessionária como Cemig (MG), Escelsa (ES), Coelba (BA) e outras, dependendo do local.

No sistema isolado, você pode utilizar a energia solar fotovoltaica em lugares remotos, onde não tem rede elétrica, como em fazendas, sítios ou estradas. No sistema conectado à rede convencional, você gera sua energia substituindo ou complementando a energia disponível na rede elétrica.

E como se gera crédito de energia?

Com a energia solar fotovoltaica, você gera sua própria energia e quando gera mais do que gasta, a sobra é revertida em crédito cujo valor será abatido nas contas futuras. É o Sistema de Compensação, regulamentado pela Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 482/2012, que determina que toda a energia elétrica que você produz e não gasta (sobra) é injetada na rede convencional da concessionária, gerando o crédito que tem validade de 60 meses.

Um exemplo: se você produz 100kW e gasta 70kW, terá um crédito de 30kW, o que pode gerar uma economia de até 100% na sua conta de luz! E tem mais: o sistema pode ser instalado em condomínios de casas ou edifícios e as placas podem ficar longe do local onde a energia vai ser utilizada!

A WAV está sempre ligada nas novas tecnologias que geram mais benefícios para os seus clientes. A energia solar fotovoltaica é uma delas: é renovável, limpa e gratuita, podendo gerar muita economia na sua conta de luz. O projeto é feito de acordo com sua necessidade para casa, comércio, indústria, propriedade rural e até para empreendimentos de saúde, como hospitais e clínicas.

Clique aqui e confira também Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Solicite um Orçamento