Programa Agro Energia libera R$ 2,5 bilhões

Para estimular o setor agropecuário a investir em energias renováveis, o Banco do Brasil acabou de lançar o programa Agro Energia, para o qual, só neste ano, estarão liberados R$ 2,5 bilhões. O programa consiste em linhas de financiamento para pessoas físicas, jurídicas e cooperativas, atendendo pequenos, médios e grandes produtores que precisam de energia elétrica para tocar a produção do campo.

Você, que vive da terra, vai poder instalar placas solares (fotovoltaicas) aproveitando a energia do sol para gerar eletricidade na sua propriedade. Isto significa uma economia significativa que pode chegar a quase 100% na conta de luz. Assim, você que já é produtor rural, passa também a produzir sua própria energia. As taxas do Agro Energia variam de 2,5% até 12,75% ao ano e o prazo médio para pagamento é de 10 anos e o projeto pode ser 100% financiado. As linhas:

  • Agricultura empresarial: FCO Rural, Inovagro, Investe Agro e Pronamp;
  • Agricultura familiar: Pronaf Eco
  • Cooperativas agropecuárias: Pronaf Agroindústria e Prodecoop

Vantagens e aplicações

A energia solar é renovável, limpa, mais barata e fácil de instalar, sendo uma boa alternativa, num país como o nosso, onde a radiação solar é tão abundante. As aplicações da energia solar fotovoltaica para o setor rural são muitas. Além das utilidades mais corriqueiras como iluminação de casa, uso de eletrodomésticos, alarmes, portões eletrônicos ou comunicação, numa propriedade rural a eletricidade é fundamental para a produção do campo. Algumas utilizações são específicas para o setor rural. Veja alguns exemplos:

  • Sistemas de irrigação
  • Bombeamento de água
  • Eletrificação de cerca
  • Resfriamento de leite
  • Suinocultura
  • Avicultura

Economia de quase 100%

A primeira característica que favorece a utilização da energia solar na zona rural é que o sistema pode ser instalado em locais remotos como sítios, fazendas, chácaras onde a rede elétrica convencional não chega ou sua instalação é muito cara. É o chamado Sistema Isolado que  funciona independente da rede elétrica das concessionárias.

Mas também vale muito a pena utilizar a energia fotovoltaica onde a rede existe. É que a energia que você produz a partir da radiação solar é injetada na rede convencional da concessionária. Aí, a quantidade de energia elétrica que sobrar vira crédito para você. Com isso, você pode ter uma economia de quase 100% na conta de luz! Imagine, irrigar, bombear água para dar de beber ao gado, eletrificar cerca sem gastar com energia!

Com o financiamento, você instala placas solares que captam a radiação do sol e a transforma em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício. O sistema funciona também em dias nublados e pode ser muito eficiente e econômico na sua propriedade rural. A WAV é especializada em implantação de energia solar fotovoltaica e projeta de acordo com a necessidade específica da propriedade rural, orientando sua utilização.

Saiba mais sobre energia fotovoltaica AQUI

Solicite um Orçamento