Por que optar pela energia solar

Por quê optar pela energia solar? São várias as razões, a começar pela economia que se consegue. É possível praticamente zerar a conta de luz e pagar apenas a taxa mínima da concessionária. Ou seja, você pode consumir o quanto quiser e tudo vai ficar por conta do sol, que é de graça! Já pensou? Ligar o ar condicionado o dia inteiro, aparelhos eletrônicos, chuveiro, eletrodomésticos sem se preocupar com a conta? Pois é isso mesmo! Você gera sua própria energia!

Mas não só. Outras vantagens também são atrativas. A questão ambiental é a principal delas. O sol produz energia limpa e renovável, que não provoca destruição e não acaba com os recursos naturais, ou seja, garante sustentabilidade. A Terra recebe do Sol uma quantidade 10 mil vezes maior de energia do que a população de todo o mundo – mais de 7 bilhões de pessoas – precisaria em um ano. Toda esta energia pode ser captada e gerar eletricidade para indústrias, comércio, hotéis e residências.

Não é à toa que a utilização da energia solar vem crescendo em todo o mundo. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 1 gigawatt (GW) em projetos de energia solar fotovoltaica conectados à matriz elétrica nacional, potência suficiente para abastecer 500.000 residências. Em 2016, o crescimento no País foi de 300%.

 Como funciona a energia solar fotovoltaica?

É a transformação da radiação do sol em energia elétrica. Os raios são captados pelas placas fotovoltaicas (veja nesse gráfico), conhecidas como painéis solares, e a radiação é transformada em energia elétrica, por meio das células fotovoltaicas. Você produz sua própria energia que substitui ou complementa a energia elétrica disponível na rede elétrica convencional das concessionárias como Cemig (MG), Escelsa (ES), Energisa (MG), Coelba (BA), etc.

Assim, toda a energia elétrica que você produz é injetada na rede da concessionária e, o que você não gasta, vira crédito para você, pelo Sistema de Compensação. Mas o sistema também pode ser instalado em locais remotos como sítios, fazendas, chácaras situadas onde a rede elétrica convencional não chega ou sua instalação é muito cara.

Conheça um dos nossos clientes que pagava R$1.500,00 de conta de energia por mês e passou a pagar apenas R$100,00.

Energia solar em condomínios

E se você mora em condomínio, também pode se beneficiar da energia solar. As regras determinam que cada fração, apartamento ou casa, por exemplo, representa uma unidade consumidora separada das instalações de geração de energia solar que atendem às áreas comuns; estas são de responsabilidade do condomínio. Para a utilização deste tipo de sistema fotovoltaico, as unidades individuais devem ser localizadas numa mesma propriedade ou em propriedades contíguas. A instalação deste sistema não pode ser feita em espaços públicos ou em locais de propriedade de quem não faça parte do condomínio. Veja mais detalhes no link abaixo.

E tem mais! Você pode instalar as placas fotovoltaicas em um lugar e utilizar a energia em outro! Assim, deixa de ser um problema ou um impedimento o fato de você não ter onde instalar ou ainda se preferir um local onde a radiação solar é maior. Por exemplo: uma empresa que funciona em um imóvel alugado pode utilizar um terreno em outro local para instalar as placas que captam a radiação solar que, transformada em energia elétrica, é injetada na rede da concessionária. Saiba mais CLICANDO AQUI!

A WAV tem know-how e utiliza equipamentos de ponta com certificação de garantia e equipe experiente para instalação de Sistema Fotovoltaico. Além do projeto para atender todas as suas necessidades, a WAV cuida de toda a documentação técnica para a instalação, como o registro do projeto no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Confira também como funciona o sistema de energia solar para condomínios

Solicite um Orçamento