Placa solar em um lugar e consumo de energia no outro!

Você sabia que pode utilizar energia solar mesmo quando não tem lugar pra instalar o painel fotovoltaico? Pode sim! Placa solar em um lugar e consumo de energia no outro! As novas regras estabelecidas no ano passado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL possibilitam esta e outras vantagens. Uma delas é exatamente a possibilidade de instalar o sistema fotovoltaico em locais remotos e distantes do ponto de consumo, ou seja, longe de onde a energia será utilizada.

Não é a toa que pessoas físicas e jurídicas têm optado por produzir sua própria energia elétrica a partir da energia solar fotovoltaica, tanto nas residências, como nas empresas, assumindo o controle e garantindo economia de quase 98% na conta de luz. Nos últimos dois anos, a capacidade de geração de energia solar no Brasil cresceu 1380%.

A novidade de instalar placas solares em locais remotos e distantes aumenta, e muito, a possibilidade de você poder utilizar a energia fotovoltaica. Isto porque, deixa de ser um problema ou um impedimento o fato de você não ter onde instalar ou ainda se preferir um local onde a radiação solar é maior.

Esta nova modalidade atende, além de residências, como os apartamentos, muitos outros segmentos comerciais e empresariais na área urbana, como lojas e prédios de escritórios em shopping. Por exemplo: uma empresa que funciona em um imóvel alugado pode utilizar um terreno em outro local para instalar as placas que captam a radiação solar que, transformada em energia elétrica, é injetada na rede da concessionária.

Deste jeito, os créditos de energia gerados pelo sistema fotovoltaico remoto são utilizados desde que a área faça parte da concessão da mesma empresa de energia elétrica. Neste sistema, os condomínios e apartamentos também são beneficiados. Em alguns casos são chamados de “sem telhado” pela falta de local para instalar as placas.

Como funciona a energia solar fotovoltaica

Os raios são captados pelos painéis ou placas fotovoltaicas, mais conhecidas como placas solares, e a radiação é transformada em energia elétrica, por meio das células fotovoltaicas feitas de silício, mesmo em dias nublados. Assim, toda a energia elétrica que você produz é injetada na rede da concessionária e, o que você não gasta, vira crédito para você, pelo Sistema de Compensação. Por isso, sua economia pode chegar a 98% na conta de luz. A tecnologia funciona também em dias nublados.

WAV tem know-how e utiliza equipamentos de ponta com certificação de garantia e equipe experiente para instalação de Sistema Fotovoltaico. Além do projeto para atender todas as suas necessidades, a WAV cuida de toda a documentação técnica para a instalação, como o registro do projeto no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Veja aqui como funciona a energia solar para condomínios 

Solicite um Orçamento