O que é Manutenção Preventiva?

Já diziam nossas avós: “Prevenir é melhor que remediar”. Muitos anos e tecnologias depois, o ditado está atualíssimo. Prevenir é agir antes para evitar que algum mal aconteça. Ter cautela e se precaver são atitudes fundamentais em todos os aspectos da vida. Então, como prevenir? Cuidando, conservando, ou seja, fazendo manutenção.

Para falar da manutenção preventiva vale lembrar um outro ditado popular: “Casa roubada, tranca na porta”. Ela prevê exatamente a ação contrária: é colocar a tranca antes de sofrer a perda. É a manutenção que tem como objetivo principal evitar as falhas ou diminuir a possibilidade delas acontecerem.

Manutenção em instalações elétricas

Quando se pensa em instalações elétricas não é diferente; têm tudo a ver com manutenção preventiva para evitar o perigo de acidentes e falhas que possam colocar em risco o patrimônio da empresa e a vida das pessoas. É uma questão de segurança. São classificadas como manutenção preventiva as revisões e lubrificações periódicas; a inspeção e a calibração dos equipamentos e a aferição de instrumentos.

Prevenir gera economia

A manutenção também visa economia de gastos. Manter equipamentos e maquinários em bom estado de funcionamento e conservação é uma boa receita para evitar prejuízos com consertos e até com substituição, além de prevenir a paralisação das atividades da empresa. Manutenção preventiva não é gasto, é investimento.

A manutenção preventiva evita:

  • Alto índice de consertos
  • Troca ou quebra de componentes
  • Gastos desnecessários com peças
  • Paralisação do funcionamento
  • Risco para a vida das pessoas

Manutenção Preventiva também é com a WAV

A WAV Soluções em Energia também é especializada em manutenção, exatamente porque entende a importância deste trabalho para o bem estar da empresa, seus funcionários e para a tranquilidade do empresário. Com profissionais treinados e capacitados, a WAV faz manutenção de todos os tipos: preventiva, corretiva e preditiva.

Para a equipe da WAV, a manutenção preventiva é fundamental, pois, podendo atuar no foco de um possível problema, pode evitá-lo, diminuindo paradas não programadas de máquinas e equipamentos e aumentando a confiabilidade e a produtividade da empresa.

Serviços especializados de manutenção

A WAV dispõe de um conjunto de programas especiais para a prevenção como análises, medições e termografia. Na manutenção de grupos geradores, por exemplo, a WAV trabalha a prevenção em qualquer área, seja na mecânica, de controle ou de geração. Estes programas especiais proporcionam:

  • Reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação;
  • Eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;
  • Impedir propagação dos danos;
  • Maximizar a vida útil total dos componentes de um equipamento.

Quer saber mais? Clique aqui e confira A importância da manutenção preventiva em equipamentos.

 

Solicite um Orçamento