O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva, como o próprio nome indica, tem a função de corrigir uma falha ou defeito. São os serviços executados quando as máquinas ou equipamentos já apresentaram falhas. Executar reparos, consertos ou substituição de peças ou componente com defeito, por desgaste ou falha, por exemplo, é fazer manutenção preventiva.

Claro que este tipo de manutenção não é planejada ou feita periodicamente, como a  ou a preditiva. Normalmente, a manutenção corretiva tem caráter emergencial e, quando acontece, é porque não se conseguiu prevenir, ou seja, a falha já ocorreu e o que resta a fazer é corrigi-la.

Falta de prevenção é prejuízo

Poderíamos dizer que o ideal seria a manutenção corretiva não acontecer. Afinal, como diz o velho ditado, “prevenir é melhor que remediar”. Acontece que se você tem que corrigir, ou seja, consertar uma peça ou componente, é porque não conseguiu prever ou predizer; ou melhor, não conseguiu evitar o desgaste ou falha antes que ocorresse. E aí, é prejuízo na certa.

São muitas as desvantagens da manutenção corretiva: gera aumento de custos por conta de máquina ou equipamentos parados; hora extra de pessoal e aumenta o risco de acidentes. Máquinas paradas significam interrupção na produção. As horas extras de pessoal, além do prejuízo financeiro, provocam desgaste físico e estresse, em função das condições de trabalho ruins e da pressão de tempo para colocar a máquina para funcionar. Neste caso, os índices de acidentes também crescem, e vem mais prejuízo.

Correção com menor custo

Embora pareça impossível, há casos em que a manutenção corretiva pode ser vantajosa. Acontece quando o custo do reparo ou conserto da máquina ou equipamento é inferior ao custo da manutenção preventiva, que prevê acompanhamentos e inspeções periódicas. Neste caso, a manutenção corretiva é indicada como estratégia mais econômica. Cabe, neste caso, uma boa avaliação do tipo do equipamento e seu nível de criticidade.

Equipe especializada é fundamental

Mas, se você não optou pela manutenção do tipo preventiva, nem tudo está perdido e uma equipe especializada pode te salvar do prejuízo. É que quando se opta por este tipo de manutenção corretiva que não prevê os incidentes, as ocorrências e paradas de máquinas e equipamentos são inevitáveis e inesperadas, o que requer uma equipe experiente e bem treinada para que o problema seja resolvido o mais rápido e a empresa retome a produção.

No segmento de energia, a WAV Soluções em Energia é uma empresa que executa os serviços de todos os tipos de manutenção, incluindo a corretiva. Com 26 anos de experiência no mercado e pessoal e equipamento especializados, tem seis engenheiros eletricistas para a prestação do serviço de manutenção. Trabalha com subestações abrigadas e aéreas, grupos geradores em sala e contêineres, painéis elétricos, instalações elétricas nos setores residencial, industrial, comercial e de serviços como saúde e bancário, entre outros.

Quer saber mais? Clique aqui e confira O que é Manutenção Preventiva?

Solicite um Orçamento