Manutenção Preventiva de Geradores de Energia: benefício

Manutenção preventiva em geradores: mais segurança e economia.

Algumas tecnologias são tão comuns que já incorporamos ao nosso dia a dia. A energia elétrica, por exemplo. É rotina para nós chegar em casa, abrir o portão eletrônico, acender as luzes, ligar a TV, abrir a geladeira. Normalmente a energia elétrica é gerada pelas chamadas concessionárias como Cemig (MG), Light (RJ), Coelba (BA) e, por aí vai. Mas existe energia produzida em escala menor, pelos geradores, muito utilizados para socorrer ou suprir a falta de energia produzida pelas concessionárias.

Quais as vantagens de se ter um gerador?

Qualquer um que utiliza um gerador, de certa forma, se torna independente da energia gerada pelas concessionárias; produz energia própria. O gerador garante o fornecimento de energia mesmo quando há falhas ou interferência na rede elétrica local. Um exemplo clássico da necessidade de um gerador vem da saúde. A energia acaba exatamente no momento em que está sendo feita uma cirurgia! O hospital deve ter um gerador que, imediata e automaticamente é acionado, produzindo energia, sem que haja interrupção.

Importante ressaltar que o gerador é um equipamento que oferece resposta rápida; assim que há interrupção no fornecimento de energia ele entra em ação. Além disso, mesmo sendo um equipamento de grande porte, o gerador é silencioso e não incomoda. Outra vantagem é que em casos de apagões ou quedas de energia os equipamentos de segurança e alarmes continuam funcionando; assim, a segurança é mantida.

Gerador tem que funcionar bem

Se um gerador pode até salvar vidas, então, deve estar sempre em perfeito estado de funcionamento; afinal, ele precisa ser acionado a qualquer momento numa necessidade urgente. As pesquisas apontam, por exemplo, que em condomínios, cerca de 80% dos problemas de falta de energia dos geradores acontece pela ausência da manutenção preventiva.

Para que tudo funcione bem e o gerador esteja em ordem sempre que precisar ser utilizado é fundamental que seja rigorosa a manutenção preventiva. A conservação do equipamento evita acidentes, falhas e consertos inesperados que podem gerar riscos e gastos mais inesperados ainda. Assim, a manutenção preventiva, além de fator de segurança, é fator de economia.

A manutenção preventiva consiste nas revisões e lubrificações periódicas; a inspeção e a calibração dos equipamentos e a aferição de instrumentos. A WAV Soluções em Energia não só instala, como também se encarrega de qualquer tipo de manutenção em geradores. Com experiência de 26 anos, a WAV presta serviços nos diversos setores: industriais, hospitalares, comerciais, residenciais, com equipamentos e pessoal especializado.

 

Solicite um Orçamento