Manutenção preditiva para que serve?

A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de determinado equipamento, por meio de um monitoramento técnico especifico, com o objetivo de colher dados. Ao contrário da manutenção corretiva que somente é feita mediante problemas técnicos que levam a parada súbita do equipamento.

As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva são: a análise de vibração, inspeção visual, medição de corrente, ultrassom, análise de óleo e outras técnicas de análise que não prejudicam o produto, tal como a “Analise termográfica”. Permite que as máquinas e equipamentos da empresa passem por minuciosos testes que identificam a situação atual em que estão.

A manutenção preditiva detecta falhas e mudanças com antecedência para evitar maiores prejuízos, exemplo: danos ao equipamento e parada inesperada da produção, sendo essencial para evitar futuros problemas com equipamentos danificados pela falta de cuidados com suas funcionalidades.

Vantagens da manutenção preditiva?

A manutenção preditiva possui benefícios e vantagens, tais como a detecção de eventuais falhas, a antecipação da intervenção corretiva, o aumento de segurança do equipamento, e por fim o aumento da vida útil do equipamento. A manutenção preditiva possibilita um menor custo para as empresas, pois pode economizar até 30% a menos no valor total do investimento com novas maquinas.

Esse tipo de manutenção pode reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação, eliminar desmontagens e remontagens para inspeção, impedir propagação dos danos e aumentar a vida útil dos componentes de um equipamento. Além disso, ajuda reduzir os custos com consertos ou compra de novos itens, e ajuda a garantir a alta produtividade da empresa.

Embora em primeiro momento possa parecer mais cara que a corretiva, a manutenção preditiva pode compensar mais no médio e longo prazo. Evitando assim a parada brusca da linha de produção, que por si só gera uma economia incalculável.

Em questão de sustentabilidade, a manutenção preventiva tem a vantagem de gerar uma menor emissão de gases poluentes, já que os equipamentos funcionam em excelente estado, sem falhas ou desvios e também com uma melhor eficiência energética.

Após as manutenções preditivas, caso nenhuma falha seja observada, as máquinas e os equipamentos já estão aptos ao uso. Isso garante que eles estejam em boas condições para que o serviço seja feito com grande eficiência e sem oferecer riscos ao operador.

Agora pare de perder tempo e dinheiro, a WAV é a única que te dá total auxilio na hora de fazer manutenção preditivas, com os melhores preços e planos.

Clique aqui e confira também A importância da manutenção preventiva em equipamentos.

 

Solicite um Orçamento