Energia Solar residencial como funciona?

Você já pensou em economizar quase 100% na sua conta de luz? Pois é, neste artigo vou te explicar como funciona e os benefícios da Energia Solar Residencial.

Economizar energia hoje vem sendo cada vez mais necessário. A cada dia um novo aumento nas tarifas e isso pesa no orçamento. Agora você tem a oportunidade de gerar a energia da sua casa através da energia solar residencial e ficar livre do susto da conta alta no final do mês.

Mas, afinal, você sabe como funciona esse sistema de captação de energia através do sol?
Quando se fala em energia solar, o Brasil é privilegiado. O sol reina absoluto quase que o ano inteiro e a taxa de irradiação alta tornam-se aliados deste mercado promissor.

Estima-se que ainda este ano o Brasil ocupe lugar entre os 20 países produtores e consumidores de energia solar do mundo. Aqui vamos destacar os painéis fotovoltaicos que se utilizam dos raios solares e os convertem em energia elétrica. É uma energia limpa e renovável. Ecologicamente correta e economicamente viável, pois você gera sua própria energia e ainda praticamente zera sua conta.

Energia solar residencial, passo-a-passo:

Painel Solar como funciona?

O painel solar fica em contato com a luz do sol produzindo a energia elétrica. São as células fotovoltaicas que realizam essa conversão sem parte moveis, ruído, poluição, radiação e são livres de manutenção. Geralmente instalado no telhado, são conectados uns aos outros e posteriormente interligados ao inversor solar.

Inversor solar, qual a sua função?

O inversor converte a energia dos painéis fotovoltaicos e produz a energia elétrica (em forma de corrente alternada). É essa energia que vai para o seu quadro de luz e pode ser usada na sua casa, comercio ou industria mantendo os equipamentos elétricos ligados.

A energia elétrica gerada não consumida, não é desperdiçada. O seu excesso volta para a rede elétrica através do relógio de luz que mede a energia consumida (quando não tem sol) da rua e a energia gerada em excesso (quando se tem muito sol).

Essa energia devolvida para a rede da concessionária se transforma em créditos de energia que você pode utilizar em forma de bônus na conta de luz ou nos períodos em que não se tem a incidência do sol.

Confira também Energia Solar Fotovoltaica residencial: Custo Benefício.

 

Solicite um Orçamento