Energia solar para residência rural vale a pena?

Vale, e muito. Afinal, a energia solar é renovável, limpa, mais barata e fácil de instalar. Vamos mostrar aqui as suas inúmeras aplicações e vantagens, seja em pequenas, médias ou grandes propriedades que precisam de energia elétrica para tocar a produção do campo. O aproveitamento da energia solar na geração de energia elétrica é uma boa alternativa, principalmente num país como o nosso, onde a radiação solar é tão abundante. Afinal, o sol está aí diariamente e nasceu pra todos!

Transformando radiação solar em energia elétrica

A primeira característica que favorece a utilização da energia solar na zona rural é que o sistema pode ser instalado em locais remotos como sítios, fazendas, chácaras situadas onde a rede elétrica convencional não chega ou sua instalação é muito cara. Desta forma o sistema é chamado Sistema Isolado ou Off grid. Funciona independente da rede elétrica das concessionárias, como Cemig (MG), Escelsa (ES), Coelba (BA).

Assim, você gera sua própria energia, com a instalação de placas solares que captam a radiação do sol e a transforma em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício. O sistema funciona também em dias nublados e pode ser muito eficiente e econômico na sua propriedade rural.

Mas, a energia solar também pode ser uma ótima opção para os locais onde há geração de energia elétrica da rede convencional. É o Sistema chamado de On grid. Antes que você pergunte para quê gerar energia própria onde já existe, respondemos: porque você pode reduzir muito a sua despesa com energia elétrica!

Energia para a zona rural

Além das utilidades mais corriqueiras como iluminação de casa, uso de eletrodomésticos, alarmes, portões eletrônicos ou comunicação, numa propriedade rural a eletricidade pode ter ainda mais utilizações do que na urbana, em função da capacidade produtiva do campo. Algumas utilizações são específicas para o setor rural. Veja alguns exemplos:

  • Sistemas de irrigação
  • Bombeamento de água
  • Eletrificação de cerca
  • Resfriamento de leite

A economia da energia solar fotovoltaica

A WAV é especializada em implantação de energia solar fotovoltaica. Projeta de acordo com a necessidade específica da propriedade rural e orienta sua utilização. Uma das vantagens de gerar sua própria energia é exatamente não depender da rede elétrica convencional em lugares onde ela não chega ou onde fica muito caro fazer a rede chegar. Aí cabe o Sistema Isolado.

Mas também vale muito a pena utilizar a energia fotovoltaica onde a rede existe. É que a energia que você produz a partir da radiação solar é injetada na rede convencional da concessionária. Aí, a quantidade de energia elétrica que sobrar vira crédito para você. Com isso, você pode ter uma economia de quase 100% na conta de luz! Imagine, irrigar, bombear água para dar de beber ao gado, eletrificar cerca sem gastar com energia! A WAV projeta, orienta e instala.

Confira também Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Solicite um Orçamento