Energia solar: o meio ambiente e o seu bolso agradecem

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”
(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência de Estocolmo, em 1972, a data de 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, tem objetivo de chamar a atenção para a preservação dos recursos ambientais. E todos os problemas ambientais criados e vividos pelo próprio homem. A grande preocupação é o futuro das próximas gerações.

Em que pese os 45 anos que já se passaram e a mudança já conseguida na visão da população mundial, ainda há muito o que fazer e conscientizar para a preservação efetiva do meio ambiente. A produção de energias limpas e renováveis, que não provoquem destruição e não acabem com os recursos naturais é uma das preocupações de quem quer garantir sustentabilidade.

A comunidade científica há muito se debruçam sobre pesquisas de modelos energéticos não poluentes que deixem em paz os combustíveis gerados há milhões de anos e que, diferente do que já se pensou, não são inesgotáveis como o gás natural, o carvão, o petróleo e outros.  Além do fato de que vão acabar um dia, provocam danos ao meio ambiente em função de lançarem gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.

O sol: fonte inesgotável de energia!

Os estudos e, consequentemente, as novas tecnologias vêm nos agraciando com soluções não poluidoras para a produção de energia. A energia eólica (ventos), a geotérmica, a hidráulica, a nuclear e a solar! O sol está aí todo dia e a radiação solar disponível, ainda mais num país tropical como o Brasil!

Para se ter uma ideia, a Terra recebe do Sol uma quantidade 10 mil vezes maior de energia do que a população de todo o mundo – mais de 7 bilhões de pessoas – precisaria em um ano. Toda esta energia pode ser captada e gerar eletricidade para indústrias, comércio, hotéis e residências. É de graça, limpa e renovável! Assim, a utilização da energia solar vem crescendo em todo o mundo a cada dia.  Até porque, o custo da energia fotovoltaica tem caído constantemente desde 1977, quando era de US$ 76,00/watt e atualmente caiu para US$ 1,86/watt.

As estatísticas mostram que em 2016 foi um ano especial para a energia solar, que foi considerada a mais barata forma de geração de energia elétrica. De 2015 para 2016 cresceu 50% em todo o mundo, de acordo com o Órgão Comercial de Energia Solar Europeu; os dados apontam que China e Estados Unidos quase dobraram a capacidade instalada no ano passado. No Brasil a capacidade cresceu em 70% nos últimos dois anos.

O meio ambiente e o seu bolso agradecem

Este crescimento não acontece em vão. É que a utilização da energia solar pode render uma economia de até 98% na sua conta de luz. Além disso, a tecnologia é de fácil instalação e requer pouquíssima manutenção. E imagine! Conta de luz e poluição zero!

Os raios são captados pelos painéis ou placas fotovoltaicas, mais conhecidas como placas solares. A radiação captada é transformada em energia elétrica, por meio das células fotovoltaicas feitas de silício. Você gera sua energia substituindo ou complementando a energia disponível na rede elétrica.

Com a energia solar fotovoltaica, a sobra é revertida em crédito cujo valor será abatido nas contas futuras. É o Sistema de Compensação, regulamentado pela Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 482/2012, que determina que toda a energia elétrica que você produz e não gasta (sobra) é injetada na rede convencional da concessionária, gerando o crédito.

Um exemplo: se você produz 100kW e gasta 70kW, terá um crédito de 30kW, o que pode gerar uma economia de até 100% na sua conta de luz! E tem mais: o sistema pode ser instalado em condomínios de casas ou edifícios e as placas podem ficar longe do local onde a energia vai ser utilizada!

Outro ponto positivo é a durabilidade do equipamento que, como ficam expostos às condições de tempo diversas – frio, calor, chuva, granizo – são robustos. Com isso têm garantia de aproximadamente 25 anos. A WAV trabalha com equipamentos de qualidade comprovada e com certificados nacionais e internacionais.

O mundo inteiro está aderindo e você não pode ficar fora dessa. Consulte a WAV que está sempre ligada nas novas tecnologias que geram mais benefícios para os seus clientes. A energia solar fotovoltaica é uma delas. O projeto é feito de acordo com sua necessidade para casa, comércio, indústria, propriedade rural e até para empreendimentos de saúde, como hospitais e clínicas.

Veja aqui como funciona a energia solar

Solicite um Orçamento